O Carajás Centro de Convenções vai receber o Festival “Tempero de Origem”, que reúne gastronomia, turismo e cultura paraense, nos dias 21, 22 e 23 de abril. Dividido em evento gastronômico e círculo do conhecimento, o evento é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Turismo (Setur) e Cultura (Secult), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Secretaria de Governo do Sul e Sudeste do Pará.
Realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel), e apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal e Turismo (Semtur), o Festival vai reunir representantes de vários municípios do Sul e Sudeste do Estado.O “Tempero de Origem” já teve quatro edições. oferecendo ao público expositores, palestras e programação culturalFoto: Arquivo Secom/PA
A secretária adjunta de Turismo do Estado, Ivone Yoshimaru, esteve em Marabá nos dias 25, 26 e 27 janeiro, apresentando o Projeto “Tempero de Origem” para secretários municipais da região, na sede da Secretaria Regional de Governo Sul e Sudeste do Pará. Segundo a secretária adjunta, a ação do governo foi bem recebida pelos municípios.
Grande celebração – Ivone Yoshimaru explicou que o “Tempero de Origem” é um importante instrumento de promoção econômica, valorizando a gastronomia, a cultura, o empreendedorismo e a sustentabilidade. Segundo ela, o ponto de partida do evento itinerante será Marabá para as suas edições itinerantes.
“O projeto pretende ser uma grande celebração à gastronomia e à cultura local, sendo este um diferencial competitivo para o turismo, sendo também um instrumento de resgate e valorização da cultura paraense, promovendo encontros entre produtores locais, chefes, artistas e público. Incentiva ainda a cadeia produtiva da culinária paraense, desde sua mistura étnica até a pujança dos nossos ingredientes”, enfatizou Ivone Yoshimaru.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, destacou a importância do fomento ao turismo e à cultura da região. “Registramos nosso contentamento em sediar o Festival Tempero de Origem, que põe em evidência a gastronomia e a cultura do Estado, uma das melhores do Brasil. A Setur e todos os seus parceiros estão de parabéns pela iniciativa. Para nós, é um privilégio ter Marabá como sede do evento gastronômico”, afirmou João Chamon.Foto: Arquivo Secom/PA
Com acesso totalmente gratuito, o Festival já teve quatro edições, reunindo diversos expositores locais para comercialização de produtos alimentícios. A programação inclui ainda palestras e cozinhas shows com chefs renomados, que apresentam ingredientes típicos da culinária amazônica em receitas criativas, e atrações culturais.
Texto: Emilly Coelho – Ascom/SRGSSP